quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Caldeirada de Tamboril

Tempo de preparação: 60m (ja a contar com descarcar batatas etc)

Chove lá fora... está um frio desmedido e já não se consegue ir brincar ao carnaval... ora o que de melhor se pode fazer para se aquecer o corpo e alma? Que tal uma bela de uma caldeirada regada por uma bela Sangria que ja aqui esta a receita.
Esta receita, foi mais uma vez feita no tacho e eramos 4 pessoas a comer e olhem que sobrou mesmo muito pouco ehehehe, retirei do Blog All Sogno  que para pena minha já nao é actualizado desde há cerca de 1 ano.


Ingredientes

1 embalagem de lombinhos de tamboril congelados
1 embalagem de gambas(1 kg)
500g de lulas
600g de ameijoas
1 embalagem de delicias do mar
1kg de batatas
1 pimento vermelho;
1 pimento verde;
5 cebolas;
4 alhos grandes;
4 tomates vermelhos grandes;
6 colheres de pasta de tomate;
1 pitada de pimenta;
1 pitada de colorau;
1 copo de vinho branco;
1 fio de azeite q.b;
3 colheres de sopa de margarina;
4 folhas de louro pequenas;
sal q.b;
coentros frescos q.b.

Preparação

Descascam-se as cebolas, batatas e os alhos. Cortam-se os pimentos às tirinhas (tirando as pevides), os alhos em fatias laminadas, a cebola e as batatas às rodelas e o tomate em cubos.
Depois é simples, muito, mesmo. Coloca-se num tacho grande: uma camada de cebola, uma camada de batata, a seguir uma camada de peixe e gambas, tomate aos cubos, pimentos, alhos, duas folhas de louro, pimenta, passata de tomate, azeite e colorau.

Repete-se a operação novamente, pela mesma ordem, costuma dar para dois andares destas camadas.

Colocam-se novamente os temperos, mais um fio de azeite, a margarina, rega-se com vinho branco. Coloca-se um pouco de água - até 3/4 da altura do tacho.Deixa-se ferver/apurar cerca de 45 minutos. Perto do final, deitam-se os coentros frescos picadinhos.

8 comentários:

  1. Impressão minha ou a foto é de arroz de tamboril? É que não vejo batatas em lado nenhum :) Seja como for, gosto das duas coisas!

    ResponderEliminar
  2. Que caldeirada mais apetitosa. Deve ser mesmo boa.

    ResponderEliminar
  3. Linda sua caldeirada. Me encheu a boca d'agua!
    Bjs
    Fla

    ResponderEliminar
  4. Adoro peixe e pratos como este eu gosto mesmo muito!!! Está com um aspecto delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. heheh,esta foto nao é minha foi de uma caldeira que se nao estou em erro foi da minha sogra ou da minha mae, e tinha aqui no pc, ups, caldeirada nao, arroz de tamboril :P

    ResponderEliminar
  6. Gosto imenso de caldeirada, embora nunca coma fora de casa, porque, apesar de ser grande apreciadora de peixe, não gosto do peixe 'convencional' de caldeirada, excepto o tamboril. Engraçado como um prato tão simples e tão pouco condimentado fica sempre tão saboroso. Já experimentei esta sugestão e ficou de comer e chorar por mais. Obrigada!

    ResponderEliminar