Truques de Limpeza

Como retirar cheiros do microondas:
 Leve um recipiente com água e algumas folhas de louro ao microondas até ferver, depois deixe descansar no seu interior por 10 minutos.

Remoção de nódoas:
 
 
  Remova imediatamente tudo o que conseguir da substância que deixou a nódoa absorvendo-a (por exemplo com um lenço de papel). Não esfregue, pressione apenas.
 
  Se a peça de roupa puder ser lavada (verifique a etiqueta), conseguirá normalmente remover um pouco mais da substância que deixou nódoa localmente com água morna. Não esfregue, pressione apenas mais um vez. Isto não resultará se a nódoa for de óleo ou gorduras puras.

 A roupa que não pode ser lavada só deverá ser limpa absorvendo a substância, o resto da limpeza deverá ser deixada ao cuidado dos profissionais da lavandaria.

 Se as nódoas de gordura são removidas com o chamado «produto para nódoas» (mistura de diferentes solventes), irá quase inevitavelmente deixar uma auréola no tecido. Este efeito poderá ser reduzido colocando um lenço ou guardanapo de papel muito absorvente sob a peça e trocando-o de vez em quando. Não inale os gases dos solventes pois poderá ser perigoso.

 Depois de utilizar lixívia numa peça, esta deverá ser bem enxaguada e imediatamente lavada a 60º C ou 90º C, segundo as instruções na etiqueta. Assim poderá evitar danificar a fibra e a peça também não ficará amarelada.

 A lã pode ficar com aspecto de feltro se for esfregada com força principalmente em molhado.


 Não utilize solventes em peças de roupa que não permitam a limpeza a seco. Antes de usar solventes deve-se testar a resistência das cores aplicando o produto numa parte não visível da peça e observando como o tecido se comporta.