terça-feira, 5 de janeiro de 2010

As Diferenças das Farinhas - Uma História de Terror (1º Sorteio)



Pois é meninas e meninos (que eu não me esqueço dos visitantes masculinos :-P), aqui há uns tempos tentei fazer um pão na bimby e caramba aquilo parecia tudo menos pão... duro e sem sabor, vim mais tarde a saber que a farinha com que fiz era uma mistura de farinhas (obséquio de quem as misturou e me disse faz com esta que é boa... sim a embalagem era Branca de Neve já o conteudo devia ser Bruxa da Escuridão...

Hoje em conversa com a minha amiga Ana do Blog Receitas da MFP perguntei-lhe:

- É pá o Aninhas qual é a diferença entre a 55 e a 65?
- Olha gaijinha há uma melhor para pão e outra melhor para Bolos.
- A sério? Ok o que vale é que sabes que sou loirinha... (e mostro-lhe os meus cabelos loiros tipo rapunzel... ok tou a brincar... nao são tao grandes assim eheheh) explica-me la melhor que quero fazer um pão saboroso e fofinho  na Bimby, enquanto nao compro a MFP.
- Então olha a 65 tem o grão mais grosso e é melhor para Pão, e a 55 é mais fina e é melhor para Bolos, por isso quanto mais alto o ñº da Farinha melhor o pão sai.
-  Ah rica filha, obrigada... vou já escrever no meu blog para não me esquecer és tão fofinha :P:P, só por isso vamos combinar um lanche para te fazer uns pasteis de nata, só não prometo que saiam bem, mas pronto depois tens de comer e dizer bem, senão pa proxima misturo laxante (juro q nao ponho ta aninhas? :-D)








Alguem percebeu qual foi o terror no meio disto tudo?

Quem responder certinho eu vou enviar um pacote de Farinha para pão e outro para Bolos e um ou outro miminho, esta iniciativa ira ser feita em conjunto com a minha amiga Ana do Blog Receita da MFP que saberá a resposta certa. E estará em vigor até dia 7 às 23h59, e dia 8 eu informo quem é o feliz sorteado(a) e peço a morada certinha.

Este concurso apenas estará em vigor para quem for seguidor do Blog e viver em  Portugal Continental, quem quiser participar de fora do Continente terá de pagar os portes ou então aguardar que eu ganhe o euromilhoes ehehehehehehe

14 comentários:

  1. boa noite,penso que o seu terror foi ter usado uma farinha normal para bolos para fazer o seu pao na bimby.será que acertei?

    ResponderEliminar
  2. O terror foi dizer que quanto mais alto o nº da farinha, MELHOR sai o pão, pois não tenho a certeza, mas há farinhas que mesmo sendo o nº alto é preciso adicionar em conjunto a farinha normal, para o tipo de coisa que vai fazer...
    Penso eu, será?Se não for perdoai-me =D
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  3. Ehehehe, eu dou a confirmação no final do Concurso meninas! :D

    ResponderEliminar
  4. O terror é:
    Que quanto mais alta for o nº da Farinha mais integral é, ou seja a nº 80 é Farinha Semi-integral e a nº 150 é Farinha Integral.
    Para teu terror fizeste um pão Integral e detestas?...será...?

    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Estes dois pacotes que mostras são dois tipos de farinha diferentes.
    O primeiro é farinha de trigo normal, indicado para bolos, pois é autolevedante, ou seja, contém fermento. Além disso é de moagem fina, o ideal para a textura dos bolos que se querem mais leves.
    A farinha tipo 55 (de moagem mais fina) pode ser autolevedante ou não.

    O pacote de farinha da nacional (a segunda foto) que mostras não é uma farinha normal, mas sim um preparado para pão, ou seja, contém levedante e é indicada para a textura do pão, uma textura mais espessa.
    Tudo depende do gosto de cada pessoa, podes usar farinha integral (que é sempre de moagem mais grossa) para fazer bolos e para fazer pão. Não ficam maus, ficam sim diferentes, mais texturosos, mais pesados, pois a farinha é mais em bruto, não passa por tantos processos de moagem.

    Se precisares de mais explicações manda-me mail.
    A utilização das farinhas depende dos gostos pessoais, pessoalmente não aprecio as farinhas integrais, e quando utilizo coloco sempre farinha de trigo de moagem fina para uniformizar. Mas como referi tudo depende do gosto de cada um.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  6. Ora que boa resposta Luisa!

    Não ha mais meninas a querer participar?

    ResponderEliminar
  7. Olá boa noite, descobri o teu blog através da Luisa e tb já o adicinei aos meus favoritos.
    Por isso se puder vou dar a minha opinião, talvez o teu terror tenha sido o resultado da tua tentativa de fazer o pão na bimby com a farinha "errada". Talvez tenha resultado em algo que deveria ser pão mas em tamanho XXL!!!

    Beijinhos e parabéns pelo teu blog.
    Bom ano,
    Carla

    ResponderEliminar
  8. Olá,sobre os diferentes tipos de farinhas, sempre soube o contrário à tua explicação: quanto maior o número da farinha mais refinada é, logo mais fina e indicada para bolos, ex. farinha tipo 65. Enqunto que mais grossa menos processda é, logo mais indicada para pão, ex. farinha tipo 55.
    Eu sigo esta regra e até agora não me tenho saido mal nos pães, assim como nos bolos.
    Beijinhos,
    Catarina

    ResponderEliminar
  9. Ola meninas muito obrigada pelas participações, ja falta pouco para acabar e ja temos algumas respostas :-D

    Amanha ja se sabe se houve ou não vencedor, se não houver teremos de pensar, (eu e a Ana) de como fazer o sorteio, esperemos que haja vencedor(a)

    ResponderEliminar
  10. Ola ola... Se é verdade as diferenças entre as 2 farinhas agradeço o ensinamento. Se não é, obrigada pela oportunidade de participar num concurso. Eu pensei e o que me ocorreu foi : ou o terror foi não teres farinha em casa, nem de um tipo, nem do outro, para fazeres o teu pãozinho ou escreveste no blog para não te esqueceres e fizeste precisamente ao contrário.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. 1.º Fizestes um pão com farinha para bolos, mas com o conselho da amiga MFP conseguistes fazer e saiu um pão compacto e integral que sem fermento … ficou uma desgraça.
    Faça como eu … compra uma MFD e um pacote de farinha Nacional para fazer pão, junta agua quando chegas do trabalho o pão esta quentinho e pronto a comer, corre sempre bem.

    ResponderEliminar
  12. ola terror dos terrores foi a minha ultima experiencia ! querem saber qual? peguei numa quantidade de soja metia na 1,2,3, fiz farimha a qul juntei farinnha de trigo ,sal, fermento seco e to a por mfp oh no prog 1 depois de cozido e ainda quente bem estava delicioso se bem que um pouco mal cozido mas, no dia seguinte eh eh parecia um tijolo sem buracosih ih ih.flor

    ResponderEliminar
  13. ah com esta historia esquecime de lhe dar os parabens pelo seu blog e de lhe dizer que achei muito giro o passatenpo . boa sorte

    ResponderEliminar