quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pizza Time

E depois de uma dia a arrumar armários, nada soube melhor que uma pizza... esta semana está a ser dificil, ainda só arrumei metade de um, amanha conto colocar aqui as fotos do antes para vocês verem! Inspirei-me na receita da cozinha da elsa

Ingredientes:


  • 200 grs de água
  • 3 c. de sopa de leite em pó
  • 1 c. de sopa de açúcar
  • 2 c. de sopa de azeite
  • 1 c. de chá de sal
  • 400 grs de farinha
  • 20 grs de fermento de padeiro fresco ou 1 saqueta de Fermipan
Na Bimby:
- Coloque a água, o fermento, o açúcar, o leite em pó e o azeite no copo e programe 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3. Junte a farinha e o sal e programe 2 minutos na velocidade Espiga. Retire do copo para uma superfície lisa e divida a massa em 2 partes ou 3, conforme o tamanho das pizzas que deseja. Com as mãos estique a massa até obter o formato de pizza. Deixe levedar durante 30 minutos.

Na Máq. de fazer Pão
- Deite todos os ingredientes na cuba da máquina, com a pá de amassar colocada, pela ordem indicada na lista. Programe a máquina no ciclo Massa. Quando terminar, retira-se para uma superfície lisa e segue-se o mesmo processo.
- No final da levedação, é só rechear . Com a ajuda de uma colher, espalha-se na superfície da pizza o Molho de Tomate. Recheia-se com os ingredientes ao gosto de cada um.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Semana 1: Organização das Bancadas da cozinha e Lavatório DY

Ao ter dado inicio na Semana passada aos 52 Desafios da Casa Organizada, creio que se lembram bem que eu tinha dito que podiamos entrar em qualquer semana e começar onde quiséssemos, pois bem, eu comecei então não pelas Decorações que não me estavam a chatear, mas sim pela Bancada e pelo Lavatório da mesma, que por acaso era a Semana 1.


A primeira coisa foi o que é que eu faço na cozinha?

- Cozinho, comemos, bebemos café e por vezes alguns amigos fumam à Janela no Inverno e parti dai. Tirei tudo o que não tinha a ver com o cozinhar, com o comer, com o Beber café e com o fumar na Janela.


A 2ª coisa feita? Dicas para manter a cozinha limpa diariamente com uma lista afixada Frigorifico:

Depois de Cada Refeição:

- Colocar toda a comida que sobrou em Tupperwares.
- Colocar toda a loiça na Maquina ou lavar de imediato.
- Lavar todos os tachos e panelas.
- Limpar a mesa da cozinha, varrer o chão da cozinha e passar a esfregona.
- Lavar o lavatório depois de cada lavagem de loiça/tachos para não ficar com gordura resequida e não criar germes ou outras bactérias.

Antes do Final do Dia:
- Por a máquina a Lavar ou se tiver Bi-Horario por no horário economico.
- Limpar mesas e bancadas com um pano humido.
- Despejar o saco do lixo.
- Varrer o chão e passar se necessário com a esfregona
- Mudar os panos de cozinha se necessário.

A semana passada tinha mostrado o Antes e deixado algumas recomendações como podem verificar aqui, hoje deixo-vos as imagens do Depois para compararem como o espaço ficou mais livre, durante esta semana irei dedicar-me aos armários :-)






segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Aventar - Blog do Ano 2011


Pois é, alguém colocou o meu blogue para blogue do Ano no Aventar e apesar de saber que não vou ganhar, pois estão lá 2 blogues que eu admiro imenso e sei que vão ganhar (espero bem que um deles sim :-),  queria pedir se quem gosta aqui deste meu cantinho votaria no meu blogue que é o COZINHAR  É UMA PAIXÃO como todos sabem!

Podem ver aqui e votar, está na categoria Culinária/Gastronomia

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Diário de um Transplante - um ponto de vista que partilho

Este é um blogue que eu acompanho desde o íncio, conheci a Sandra Oliveira por outras andanças, mas desde que soube da noticia do seu filho que não pude ficar indiferente e acompanhei o caso.

Normalmente dou uma vista de olhos quando posso e "as dores não me assistem" (como diz o outro) e hoje de manha dei com este texto, o qual eu partilho a opinião dela, mas tal como ela, são apenas opiniões, se todos tivessemos a mesmo, deixavam de o ser e passavam a ser uma concordância.

Bom Fim de Semana!

"Tem andado pelo Facebook um pedido de partilha para criarem uma barbie careca para os meninos com cancro.
Pois bem, nem é meu hábito criticar e muito menos comentar este tipo de iniciativas, se concordo partilho se não, não partilho. Mas esta estava a dar-me uma certa "comichão".
Como mãe de um menino com leucemia, posso garantir que a última coisa que algum dia me passou pela cabeça foi diferenciar o meu filho das restantes crianças e o meu João desde o primeiro dia de IPO sempre disse que não queria que o tratassem de maneira diferente.
A situação de alopecia é passageira, qualquer que seja o resultado dos tratamentos.
Acho muito mais importante explicar bem o porquê da queda do cabelo e não fazer disso um drama, pelo contrário, fazer uma festa.
Nós fizemos uma festa de corte de cabelo e o João nunca se sentiu diferente ou inferior a qualquer pessoa por ser careca nem sequer sentiu que o discriminassem por causa disso,incomoda-o muito mais andar de máscara na rua.
Bem sei que com as raparigas é diferente, mas fazer disso um drama só acrescenta mais stress a uma situação já de si muito má.
A forma como os nossos filhos encaram a doença faz toda a diferença e desdramatizar é o melhor que se pode e deve fazer.
Como costumo dizer ao João, ele teve/tem leucemia mas ela nunca nos teve a nós e nunca vai ter porque nós somos mais fortes."


IN: Medula para o João - Diário de um Transplante

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Semana 1: O antes

Para eu poder relembrar como estava e para vocês poderem ver como está... sim está um caos, mas o que é este desafio senão isso mesmo, um desafio para mostrar como está e como vai ficar :-)

Alguém além de mim e da Marianne a participar neste desafio?



Esta é a mesa onde normalmente almoçamos e jantamos, excepto se formos mais que 4 e normalmente tem mais coisas como o meu Mandarim que estava na janela a apanhar Sol, mas que entretanto lhe vou ter de arranjar outro poiso nocturno, além de que o Bambu irá em principio para junto das outras plantas para o meu mini-viveiro (que a seu tempo irei mostrar), as restantes coisas que estão em cima da mesa, na proxima semana terei de arranjar espaço para elas na demanda da arrumação dos armários.


Este é para mim o Pior espaço... tenho aqui 2 maquinas do café, 1 microondas, 1 actifry, latas de bolachas conto 3, latas de açucar, molas da roupa, chavenas para o café e a lista não para... é mesmo muitaaaaa coisa, vou só ficar com 1 maquina a uso, depois verei qual, e as restantes coisas, terei de estudar bem, onde as colocar pois eu preciso de espaço.... precisava muito de umas prateleiras na parede da cozinha para coisas leves...


Neste lado, tenho a minha Bimby Portatil, que normalmente anda de um lado para o outro, conforme o lado que me dá mais jeito ter a dita, além de que é lá que tenho alhos, cebolas, batatas e sacos do lixo arrumados, . Aqui tenho de tirar algumas coisas também como podem ver, estão uns garrafões de àgua e de aguardente  (para os licores) e ainda uns individuais...
E tenho igualmente o lado do fogão e do lavatório que estava também bastante cheio mesmo depois do almoço, que eu acho que este lado da bancada  é mesmo o mais critico e que necessita de maior intervenção... é isso e os armários na próxima semana... dai-me forças!!!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

E hoje temos

Dicas para Poupar... sempre que haja uma novidade boa que eu ache que vale apena eu comunico aqui para verem na página.

Não sei se alguma vez deram conta, mas do lado direito bem em cima tem vários tópicos onde podem ver vários artigos, desde as receitas até a Lojas onde costumo comprar (e não me pagam não, é mesmo lojas onde vale a pena ir, porque tem coisas que por vezes procuramos e não sabemos onde encontrar) Dicas para cozinhar, para tirar nódoas :-)

Espreitem, mal não faz :-)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Resolução tomada

E porque se torna importante que tenhamos ordem e organização, eu vou propôr-me ao mesmo desafio que a Marianne.



52 Semanas de pura organização, em que nos podemos juntar em qualquer semana e começar onde quisermos, eu esta semana vou começar na Semana 50 As Decorações de Natal - Como Organizar e Armazenar, é algo que ainda não fiz e me vou propor a fazer.

Este é um Site Magnifico , que se vai tornar um excelente aliado, todas as semanas irei dar conta dos meus avanços, ao longo das semanas deste novo ano, aqui mesmo!

Aqui está a lista dos 52 Desafios da Casa Organizada:

    Semana 1: Organização Cozinha: bancadas e lavatório (2 de janeiro de 2012)
    
Semana 2: Gavetas da cozinha e dos armário de cozinha (09 de janeiro de 2012)
    
Semana 3: Áreas da despensa e armazenamento de alimentos (16 de janeiro de 2012)
    
Semana 4: Frigorifico e Congelador (23 de janeiro de 2012)
    
Semana 5: Receitas (30 de janeiro de 2012)
    
Semana 6: Reciclagem (06 de fevereiro de 2012)
    
Semana 7: Coupões (13 de fevereiro de 2012)
    
Semana 8: Compras e de planeamentos de refeições / mercearia (20 de fevereiro de 2012)
    
Semana 9: Endereços / contactos (27 de fevereiro de 2012)
    
Semana 10: E-mail (05 de março de 2012)
    
Semana 11: Contas para pagar (12 de março de 2012)
    
Semana 12: Recibos de Ordenado/ facturas / documentos fiscais (19 de março de 2012)
    
Semana 13: Formas de Armazenar (26 de março de 2012)
    
Semana 14: Revistas e jornais (02 de abril, 20.120)

    Semana 15: E-mail/ internet,senhas, manuais e garantias (09 abril de 2012)
   
Semana 16: Escritório (16 de abril de 2012)
    
Semana 17: Materiais de limpeza (23 de abril, 2012)
    
Semana 18: Casa de Banho (30 de abril de 2012)
    
Semana 19: Farmácia(07 de maio de 2012)
    
Semana 20: Entrada(14 de maio de 2012)
    
Semana 21: Sala de estar (21 de maio de 2012)
    
Semana 22: Sala de jantar (28 de maio de 2012)
    
Semana 23: Lavanderia (04 de junho de 2012)
    
Semana 24: Cestos de lavandaria (11 de junho de 2012)
    
Semana 25: Malas / carteiras (18 de junho de 2012)
    
Semana 26: Livros (25 de junho de 2012)
    
Semana 27: CDs e DVDs (02 de julho de 2012)
    
Semana 28: Fotos (09 de julho de 2012)
    
Semana 29: Artesanato (16 de julho de 2012)
    
Semana 30: Veículos (23 de julho de 2012)
    
Semana 31: Animais de estimação (30 de julho de 2012)
    
Semana 32: Jardins(06 agosto de 2012)
    
Semana 33: Cave (13 de agosto de 2012)
    
Semana 34: Sótão (20 de agosto de 2012)
    
Semana 35: Garagem (27 de agosto de 2012)
    
Semana 36: Área de casa (03 de setembro de 2012)
    
Semana 37: Armário da Suite  (10 de setembro de 2012)
    
Semana 38: Armário do quarto (17 de setembro de 2012)
    
Semana 39: Mudar o vestuário sazonal (24 de setembro, 2012)
    
Semana 40: Suite (01 de outubro de 2012)
    
Semana 41: Jóias / acessórios (08 de outubro de 2012)
    
Semana 42: Sapatos (15 de outubro de 2012)
    
Semana 43: Maquiagem / cosméticos (22 de outubro de 2012)
    
Semana 44: Organizar o espaço do armário para os filhos (31 de outubro de 2011) (e, em seguida, 29 de outubro de 2012)
    
Semana 45: Desafio organização do Quarto dos miudos (07 de novembro de 2011) (e, em seguida, 05 de novembro de 2012)
    
Semana 46: Organize brinquedos e jogos (14 de novembro de 2011) (e, em seguida, 12 de novembro de 2012)
    
Semana 47: Criar um inventário pessoal de todos os bens que existem em casa (21 de novembro de 2011) (e, em seguida, 19 de novembro de 2012)
    
Semana 48: Armazenamento de objectos de vidro e cristal (28 de novembro de 2011) (e, em seguida, 26 de novembro de 2012)
    
Semana 49: Prata Armazenar adequadamente talheres para não ganhar ferrugem (05 de dezembro de 2011) (e, em seguida, 3 de dezembro de 2012)
    
Semana 50: Decoração de Natal de armazenamento e organização (12 de dezembro de 2011) (e, em seguida, 10 de dezembro de 2012)
    
Semana 51: Organize papel de embrulho e sacos de presente (19 de dezembro de 2011) (e, em seguida, dezembro 17, 2012)
    
52 ª semana: Manter um calendário da família (26 de dezembro de 2011) (e, em seguida, 24 dez 2012)
 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Um Novo Blogue, Uma Nova Ajudante e um Delicioso Postal de Boas Festas

Depois de uns meses de interregno, heis-me de volta, depois de mais um ciclo de tratamentos e já existem algumas melhoras, ao fim de um ano e meio de baixa.

Decidi de há uns dias para cá, lentamente ir mudando o "ar" deste meu Canto, fazer algumas modificações e dar-lhe um ar mais "Clean" como alguns já lhe chamaram.


O Pai Natal mais conhecido como Marido, foi gentil e trouxe-me a ajudante que eu queria desde há uns meses a Actifry Family, que trouxe um livro de receitas muito agradável, mas que ainda não o usei, pois tenho seguido é o Blogue de uma amiga o Receitas Actifry, por falta de memória esqueci-me de tirar fotos aos magnificos Rissois e as Salsichas Frescas que lá fiz, e estavam deliciosos, as batatas fritas ainda não experimentei, mas não deve tardar a ser feito.

Entretanto, que recebo eu hoje e fiquei bastante feliz pois julguei que já se tinham esquecido de mim pois nunca mais soube nada deles apesar de ainda fazer parte dos Melhores Blogues de Portugueses de Culinaria, um Delicioso Postal de Boas Festas das Fabricas Lusitana que pelos vistos deve ter andando perdido pelos CTT e só hoje me puseram na caixa do Correio.