sábado, 31 de julho de 2010

Licor de cereja

Um licor que deve ficar magnifico, retirado o blog Artes de antigamente. Havia imensas formas de fazer este licor, mas decidi-me por esta forma, a ver vamos como ficará eheheh, ja antes tinha feito um licor destes, mas infelizmente qlq coisa correu mal e tive de deitar fora... estava cheio de bolor!

Ingredientes:
1 kg de cerejas;
0,5 kg de açúcar (eu uso açucar amarelo);
1,5 l de aguardente; 1 ou 2 paus de canela.
Como fazer:
Tirar os pés às cerejas, lavá-las bem e colocá-las num frasco ou garrafa de boca larga. Junte o açúcar, a aguardente e os paus de canela;.
Deixe macerar 5 a 6 semanas, agitando a mistura diariamente.
Filtre com um pano ou um coador de rede fina e engarrafe.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Doce de Melancia

Mais uma preparação para o Natal, mas esta foi mais a pressão, pois tinha ali uma melancia que nao ia mesmo comer e decidi aproveitar!! Esta um cheirinho delicioso aqui por casa ehehehe, nunca pensei dar tanto uso a Bimby, foi a melhor compra que ja fiz em toda a minha vida, alem do computador!



1kilo de melancia
350 gr de acucar
1 casca de limao
5g d canela

Coloca-se na Bimby durannte 30m velocidade 1 a 100º, no fim se virem que nao esta totalmente em ponto estrada coloquem mais 5m em varoma.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Doce de Ameixa

Meu deus... este ano está a ser prodigo em fazer doces e compotas, tanta fruta boa... ainda nao consegui foi fazer de morangos, e cerejas, quero ver se ainda acho para fazer uns quantos frasquitos ehehe, e depois ainda conto fazer marmelada e geleia de marmelo e doce de tomate que tambem esta a chegar o tempo dele.

Adivinhem lá de onde retirei esta preciosidade? Pois é do Blog da Bela e mais uma receita 5 estrelas para ela!!!

Ingredientes:
1 kilo de ameixadescascada e sem caroços
Sumo de 1 limões
500g  de açúcar
5g de canela

Preparo:
Na bimby coloca-se os ingredientes pela ordem acima referida, e coloca-se 30m a 100º sempre a mexer.
Entretanto verifica-se, (quem gostar de pedacinhos de ameixa não tritura com a varinha mágica, quem não gostar de pedacinhos passa a varinha) até atingir o ponto estrada.
Está pronto quando se tira um pouco de compota para um pires e ao passar a colher de pau ao meio, ela fica dividida, sem se juntar (fazendo uma estrada). Coloca-se nos frascos préviamente esterilizados e feche muito bem com a ajuda de um pano por fim vire o frasco durante 24 horas de pernas para o ar, para que estes façam vácuo, permanecendo mais tempo bem conservados.

domingo, 25 de julho de 2010

Licor de folha de figueira



Esta delicia nao podia deixar de ter vindo do blog pratos da bela é extremamente facil de fazer e deve ficar deliciosa, eu que nem gosto de bebidas alcoolicas, vai ser mesmo para oferta ehehehe.

Ingredientes:
  • 9 folhas de figueira
  • meio litro de aguardente de lavrador
  • meio litro de água
  • meio kilo de açúcar
Preparo:
Lavar as folhas de figueira bem lavadas com água corrente, depois lavar com um pouco de aguardente. Depois enfiar uma a uma dentro de uma garrafa e verter sobre as folhas o meio litro de aguardente, fechar bem fechado e deixar macerar durante 2 semanas. Todos os dias ter o cuidado de abanar a garrafa. Ao fim desse tempo coar o liquido por um funil de pano e reservar. Num tacho colocar o açúcar e a água e levar a ferver mexendo sempre por +- 4 a 5 minutos. Juntar esta calda ao liquido reservado, mexer bem mexido e colocar dentro de garrafas com uma folhinha de figueira, fechar bem fechado.
Convém que fique mais uns dias para ganhar mais sabor.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Compota de pessego

O meu vizinho tem uma horta aqui ao pé e hoje perguntou.. ó vizinha nao quer 1kg de pessegos? é €1 o kg... e era tão lindos e como ando a fazer as compotas  já para o Natal, decidi aceitar comprei e deu esta delicia.


Ingredientes:

500gr de pêssegos com casca e sem caroço
1 limão bem descascado e sem caroços
500gr de açúcar
5g de canela

Triturar tudo, com pedaços 6 seg., vel.4; sem pedaços 15 seg. vel.6.
Programar 30 min., temp. 100º, vel.1.

Se ficar muito líquido programar mais 5 min. temp. Varoma para evaporar.
Se ficar muito espesso adicionar um pouco de água.
Se desejar mais triturado programar 10 seg., vel.6

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Filetes de pescada no forno com molho de creme de marisco

Uma delicia de chorar por mais... nham nham retirado do culinarias

Ingredientes:

4 filete(s) de  pescada
200 ml de  natas (creme de leite)
q.b. de  leite
1   creme de marisco
espinafres

Disponha os filetes de pescada num tabuleiro ou terrina que vá ao forno com os espinafres.
Prepare o molho com que irá envolver os filetes, juntando as natas com a quantidade que ache suficiente de creme de marisco (o creme já é salgado). Acrescente um pouco de leite ao molho e envolva os filetes no preparado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20 minutos. Acompanhe com puré de batata.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Doce de Alperce

Ora e que mais bela fruta que o alperce? Esta receita foi retirada do Blog 5 quartos de laranja e é uma delicia gastronomica... o travo azedo, acido é fenomenal!!!



 Ingredientes:
1 kg de alperces  sem caroço
750 g de açúcar
5gr de canela em pó

1. Cortar os alperces em bocadinhos. Misturá-los muito bem com o açúcar. Deixá-los assim 24 horas.

2. Passadas as 24 horas, os alperces estão quase em calda. Colocar  na bimby com a canela e programar 30m velocidade 1 a 100º, no fim do tempo triturar a gosto, se achar nbecessario, colocar mais 5m em temp varoma

3. Distribuir o doce por frascos e virar ao contrario 24h para criar vacuo e fechar de imediato


A imagem foi retirada da net, estou sem maquina -_-

sábado, 10 de julho de 2010

Preparação atempada

Depois de não ter estado tão presente como queria, eis-me de volta, mas não com tantas receitas, pois tenho-me repetido um bocado... venho mais com receitas de preparação para cabazes de natal. Sim já sei, faltam cerca de 5 meses, mas tenho de aproveitar os frutos da época para poder ter variedade no Natal, e assim fica ja meio adiantado o serviço.


Ora hoje trago uma deliciosa compota de kiwi, rendeu pouco porque só comprei 1 (nem chegou bem eram tipo 800gr) kg e nao contei com o descascar e comer alguns , logo fiquei ai com cerca de 550g de kiwi descascados... e alguns ja estavam meio tocados... logo nao deu muita compota, mas a q deu esta deliciosa... agora estão ali deitados de rabo para cima durante 24h para criar vácuo.


Ingredientes
Kiwi: 1 kg Água: 1 chávena Limão: 3 colheres de sopa de sumo Açúcar: 3 chávenas
Preparação no Tacho
Descascam-se os kiwis e cortam-se em pequenos pedaços. Colocam-se numa caçarola com água e sumo de limão. Deixa-se o preparo levantar fervura, mexendo lentamente durante aproximadamente 15 minutos. Confirma-se se a confecção está reduzida a puré. Junta-se o açúcar e mexe-se até dissolver. Deixa-se ferver durante 30 minutos ou, em alternativa, a compota estar no ponto. Deve guardar-se em frascos grandes, secos e bem limpos.
Preparação na Bimby
Descascam-se os kiwis e cortam-se em pequenos pedaços. Colocam-se na com água e sumo de limão. Deixa-se o preparo durante 15m velocidade 1. Confirma-se se a confecção está reduzida a puré, senão colocar alguns segundos na velocidade 4. Junta-se o açúcar  e Deixa-se ferver durante 30 minutos em velocidade colher. ou, em alternativa, a compota estar no ponto. Deve guardar-se em frascos grandes, secos e bem limpos.